BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 23 de maio de 2010

SÃO PEDRO RN

São Pedro, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Agreste potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) no ano 2010, sua população é de 6.235 habitantes. Tendo uma área territorial de 195,237 km² uma densidade demográfica de 31,94 habitantes por km². 

No início do século XX já existia à margem esquerda do rio Potengi o povoado de Pedra Branca. Ali havia um comércio regular, constituído de casas comerciais, com sua feira semanal. Havia ainda: capela, cemitério e escola.

Com o desentendimento entre o Sr. Antônio Guedes de Mesquita, que morava em Pedra Branca, e o Sr. Francisco Cúrsio Marinho, de Macaíba, mas com influência social destacada na região, houve a idéia da fundação de uma povoação do outro lado do rio.

A partir de 1927 começaram as construções de casa comerciais, capela, escola e demais instituições que viriam a transformarem-se na cidade de São Pedro.

As terras que, até 1943, integravam os municípios de Macaíba, pela margem direita do rio Potengi, e de São Gonçalo, pela margem esquerda, passaram a constituir o território de São Paulo do Potengi naquele ano, e só em 11 de maio de 1962, passaram a compor o nosso município.

Apesar das tentativas anteriores, foi o projeto de Lei do Deputado Aluizio Bezerra, apresentado ao plenário da Assembléia Estadual no dia 25 de abril de 1962, que deu origem ao processo nº 060/62, criando assim, o município de São Pedro.

Dentre as pessoas que cooperaram com o processo de criação do município, quatro são considerados seus fundadores: Francisco Cúrcio Marinho – idealizador do ato deu o primeiro grande passo; Francisco Cabral da Silva – incentivador e construtor. Deram apoio moral e financeiro: Manoel Félix de Lima – doador do terreno e Júlio Ferreira de Souza (comerciante). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 12 BLOGS E 1025 LINKS